Notícias

LIDERANDO RANKING NACIONAL, CAMARAGIBE REDUZ ÍNDICE DE ACIDENTES NO TRÂNSITO

26/08/2016

 

A cidade – que já registrava uma diminuição de 52% no número de acidentes com carros e motos, chega ao topo do ranking dentre os municípios com trânsito mais seguro.

No final de julho, foi lançada a segunda edição do dossiê que avalia o índice de acidentes de trânsito em todo país. O Retrato da Segurança Viária 2015 traz Camaragibe, município da Região Metropolitana do Recife, como líder do ranking das cidades que mais reduziram o número de óbitos no trânsito no último ano em todo país. Tudo isso graças a um trabalho ostensivo, continuo e de parcerias que acontece em toda cidade, aumentando a segurança no trânsito e gerando resultados positivos.

No estudo – que buscou dados de cidades com mais de 20 mil habitantes, Camaragibe aparece com um índice baixíssimo: 1,3 óbitos em acidentes de trânsito a cada 100 mil habitantes, ficando à frente de cidades que são sinônimos de trânsito seguro, como Camboriú, em Santa Catarina.

Para o secretário de Segurança Cidadã e Mobilidade, Luiz Meira, os números apontados na pesquisa são reflexos de ações de sucesso promovidas pela pasta e que recebem o apoio de agentes parceiros. “Esse dado é muito importante para nós e nos deixa orgulhosos, apesar das dificuldades a nível nacional de recursos, firmamos parcerias que conduziram Camaragibe a ser melhor que cidades consideradas de primeiro mundo em questões de trânsito e mobilidade”, apontou.

Segundo Meira, o apoio de órgãos como o DER-PE, Detran Pernambuco, 1º BPTran, Brigada de Trânsito da Guarda Municipal de Camaragibe, BPRV, Operação Lei Seca e do 20º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco são de fundamental importância. “Conquistamos esse êxito com o apoio de entidades parceiras. Nossas operações conjuntas fazem um diferencial enorme”, destacou.

Ele ainda frisa que a aceitação da população - que vem sendo reeducada através de iniciativas adotadas pela secretaria, também contribuem para a redução do índice. “Nossa população passou a assimilar as melhorias que estamos propondo para a mobilidade e segurança no transito em Camaragibe”.

O estudo foi realizado pela Ambev e tem como base dados da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), Confederação Nacional do Transporte (CNT), Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), IBGE, do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e da Organização Mundial de Saúde.

 

RETRATOS DE CAMARAGIBE

De julho a dezembro de 2015, a queda no número de acidentes envolvendo carros e motos na cidade foi reduzido em 52%. Além disso, Camaragibe ainda bateu o recorde estadual na apreensão de motos e ciclomotores em situação irregular.

 

Fonte: www.camaragibe.pe.gov.br

Voltar